Prefeitura entrega matrículas a 98 famílias em processo de regularização fundiária

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Prefeitura entrega matrículas a 98 famílias em processo de regularização fundiária

Foto: Divulgação (prefeitura de Santa Maria)

A Prefeitura de Santa Maria formalizou, na noite desta quinta-feira (11), a entrega de matrículas de imóveis para 98 famílias de cinco núcleos urbanos do município. A cerimônia ocorreu no LabCriativo, localizado no Mercado da Vila Belga, e integra o processo de regularização fundiária conduzido pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Ao todo, foram individualizados 145 lotes nos bairros Cohab Fernando Ferrari (Camobi), Emiliano Mortari (Passo das Tropas), José Aita (Campestre do Menino Deus), Beco dos Lima (Pé de Plátano) e Boi Morto (Boi Morto). A entrega das 98 primeiras matrículas representa uma etapa significativa da regularização dessas áreas, que são de propriedade particular e tiveram o processo de reurbanização contratado pelos próprios moradores.

Com os documentos em mãos, as famílias passam a ter segurança jurídica sobre os imóveis, além de acesso facilitado a serviços públicos e políticas urbanas. A regularização garante o direito à moradia legalizada, promovendo maior cidadania e qualidade de vida.

Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Decimo destacou a importância da ação:

A regularização fundiária vai além da burocracia. Ela é a valorização da história e do esforço de cada um. É um momento de dignidade e segurança para as famílias.

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bitencourt, também ressaltou o impacto social da iniciativa.

– Mais do que um papel, cada título é a garantia de um futuro. A regularização fundiária é a base da cidadania – disse.


Regularização fundiária 

O processo de regularização fundiária inclui medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à inclusão dos núcleos urbanos informais consolidados ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes. Com a matrícula, o proprietário pode vender ou transferir o imóvel com segurança jurídica. O imóvel também pode participar de financiamentos imobiliários e passa a ter maior valor agregado. Uma vez regularizado, o local pode ser ampliado ou reformado conforme a legislação vigente, aproveitando todos os benefícios que ela proporciona aos proprietários.

As pessoas que ainda não receberam retorno sobre a entrega das matrículas, que precisam resolver pendências documentais ou que não puderam comparecer à ação desta segunda, devem retirar o documento com a empresa contratada.


Leia também:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aposta de Teresópolis (RJ) fatura prêmio de R$ 53,9 milhões da Mega Anterior

Aposta de Teresópolis (RJ) fatura prêmio de R$ 53,9 milhões da Mega

Inscrições são abertas para o 3º Santa Summit; evento ocorre de 24 a 26 de setembro em Santa Maria Próximo

Inscrições são abertas para o 3º Santa Summit; evento ocorre de 24 a 26 de setembro em Santa Maria

Geral